IFDCCJUS - NACIONAL
INSTITUTO FEDERAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO CIDADÃO E DA JUSTIÇA SOCIAL
SITE OFICIAL INSTITUCIONAL: WWW..iIFDCCJUS..ORG..BR
O IFDCCJUS orienta aos cidadãos sobre : Das violações de direitos são atos de desrespeito a direitos garantidos, incluindo direitos humanos, e podem ser cometidas por agentes do Estado ou civis. Exemplos comuns incluem tortura, trabalho escravo, discriminação racial e de gênero, violência contra mulheres, idosos e crianças, além de violência policial e violações na internet. Para denunciar violações de direitos humanos no Brasil, utilize o Disque 100 , um canal gratuito, anônimo e que funciona 24h por dia. Tipos Comuns de violação através de violência física, psicológica e sexual: Inclui agressões, maus-tratos contra crianças e idosos além do assédio sexual. Trabalho análogo à escravidão: Pessoas forçadas a trabalhar em condições desumanas e sem liberdade.
Discriminação: Tratamento desigual com base em raça, gênero, orientação sexual, idade ou condição física. violência contra grupos vulneráveis: Crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados são frequentemente alvos de violações. Violência policial: Abusos de autoridade e uso excessivo da força por parte das forças de segurança. Atos na internet: Discurso de ódio, compartilhamento de vídeos pornográficos não consensuais e outras formas de violência virtual são crimes que também configuram violações de direitos, de acordo com os canais das redes sociais.
Como Denunciar Disque 100: Para denunciar violações de direitos humanos no Brasil, ligue para o número 100.
O serviço é gratuito, anônimo e recebe denúncias 24 horas por dia.
Quem pode denunciar Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia ao Disque 100, sendo uma forma de garantir a proteção dos direitos de todos.
Quem são os violadores Agentes do Estado: Funcionários públicos, polícias, e outros representantes do governo.Civis: Pessoas que cometem crimes e atos de violência contra outros indivíduos ou grupos.
